Desde

Desde

3.12.10

Um mundo sem culpados

"Eu nao tive escolha" é uma otima estrategia para nao sentir culpa. Pense bem:

Cortei o cabelo, porque nao tive escolha. Continuo neste trabalho, porque nao tive escolha. Moro nesta cidade, porque nao tive escolha. Enfrento este transito todo santo dia, porque nao tive escolha. Estou solteira, porque nao tive escolha. Tenho dois filhos, porque nao tive escolha. Corro a semana inteira e quase nao tenho tempo para a familia, porque nao tenho escolha. Como fora na hora do almoço, porque nao tenho escolha. Vejo aquelas porcarias de programas na televisao, porque nao tenho escolha. Nao falo outras linguas, porque nao tive escolha. Nao viajei mais, porque nao tive escolha. Comprei tudo congelado para comer em casa, porque nao tive escolha. Atropelei aquele cachorro, porque nao tive escolha. Minha vida é um inferno, porque nao tive escolha.



Mas no fim, cada um sabe, bem no fundo, que sim, nos fazemos sempre escolhas, mais faceis ou mais dificeis, e temos total responsabilidade pela historia que construimos, pela dor e a delicia de ser quem somos. Nos  escolhemos as pessoas que colocamos em nossas vidas e aquelas que banimos dela, escolhemos morar em uma megalopoli ou em uma cidadezinha no campo, cozinhar para a familia ou ganhar mais dinheiro, fazer uma corrida de carro ou passear enquanto viajamos. O maior desastre da humanidade é a incapacidade de arcar com as consequencias dos seus pequenos desastres pessoais.

Nenhum comentário: